quarta-feira, 24 de abril de 2019

Resenha - Assassinato no beco

Resenha por: Sérgio Fragoso

Título: Assassinato no beco
Autor(a): Agatha Christie
Gênero: Policial
Páginas: 225
Ano: 1987
Editora: Record
Adicione: Skoob
Nota: 📕📕📕📕📕
Sinopse:
Como uma mulher poderia segurar um revólver com a mão direita e, ao mesmo tempo, conseguir atirar na própria têmpora esquerda? Que relação haveria entre a visão de um fantasma e o desaparecimento de planos militares ultra-secretos? Como a bala que matou Sir Gervase pôde estilhaçar um espelho que ficava do outro lado do quarto? E quem destruiu o ´eterno triângulo amoroso´ que envolvia a famosa beldade Valentine Chantry? Hercule Poirot está diante de quatro casos misteriosos - cada um deles é um clássico em miniatura, tanto pelas caracterizações e incidentes quanto pelo suspense.
Contos: Assassinato no beco, O roubo inacreditável, O espelho do morto, Triângulo de Rodes.
O livro
O nome deste livro é apenas o título de um dos quatro contos que compõem a obra e nenhum deles tem relação entre si. Este é o primeiro livro que eu leio da Agatha Christie, portanto ainda não conhecia os métodos do famoso detetive Poirot.
Em uma época onde os métodos investigativos ainda eram muito pouco sofisticados era preciso muito mais do que provas para saber quem era o culpado por algum crime. Poirot com toda a sua genialidade não precisa de muita coisa para desvendar os mistérios. Basta que ele analise a cena do crime para saber que aquilo que parece que aconteceu é totalmente diferente da realidade.
O detetive consegue ver muito além, um simples objeto fora de lugar, a posição de um corpo, uma porta fechada. Tudo se transforma em pistas e além disso, Poirot também analisa o comportamento de todos que estão próximos da cena do crime ou que tiveram algum contato com a vítima.

Assim rapidamente todos os crimes e mistérios são resolvidos. Mesmo quando uma morte parece suicídio e todos acreditam nisso, Poirot não se deixa enganar e coloca toda a sua genialidade em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário